Em defesa do patrimônio cultural, histórico, paisagístico e ecológico de Ribeirão Preto.

Projetos

Aqui você encontra o que fizemos e estamos fazendo de legal para o meio ambiente e para o patrimônio histórico e cultural no nosso território e para além dele.

2018

O projeto “Implantação do Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Pardo – UGRHI 4” visa divulgar o Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Pardo, atualizar o diagnóstico da educação ambiental na bacia e promover, em cada uma das 27 cidades localizadas na bacia, um encontro entre os diversos atores locais envolvidos com a gestão e educação ambiental em recursos hídricos para conhecer o programa e compartilhar experiências. Esse é um projeto de iniciativa da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo.

Realização: Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil

Apoio: Fundo Estadual de Recursos Hídricos

2015

Projeto “SAFeirão Legal Agroecológico – produção e comercialização justa e ambientalmente correta na agricultura familiar”, consistiu na capacitação de mulheres para implantação do Sistema Agroflorestal (SAF), em 10,5 ha de reserva legal e na construção, capacitação e operacionalização de uma cozinha agroindustrial, em área coletiva do assentamento, para beneficiamento mínimo dos alimentos produzidos no SAF em parceria com a Comater – “Cooperativa Agroecológica Mãos da Terra”, a cooperativa de mulheres agricultoras do Assentamento da Barra, em Ribeirão Preto/SP.

Realização: Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil

Apoio: Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e financiada pelo Banco Mundial e pelo Governo do Estado de São Paulo.

2013

Este projeto, teve como foco a formação de educadores ambientais populares de forma articulada e enraizadora a partir do eixo norteador “Água, sociedade e natureza”. As principais ações do projeto foram a promoção de um curso teórico–prático sobre o tema foco com caráter extensivo de 96 horas no período de seis meses, sendo 50 horas presenciais, realizadas a cada quinze dias, e 46 horas de atividades à distância; tutoria para a execução de 05 projetos de intervenção socioambiental na área de sua abrangência e promoção do IV Encontro Municipal de Educação Ambiental e Sustentabilidade. O publico envolvido foi a formação de 25 lideranças e educadores populares da região leste do município. Teve o objetivo de contribuir no fortalecimento da Educação Ambiental em Ribeirão Preto e Região, ampliar a formação socioambiental de educadores populares, fomentando ações e práticas de transformação social e ambiental, criando outras possibilidades de atuação articulada mais efetiva das organizações/instituições do território em função da preservação dos recursos hídricos.

Realização: Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil / Coletivo Educador Ipê Roxo.

Apoio: Fundo Estadual de Recursos Hídricos

2012

Com metodologia teórico-prática, o curso foi elaborado em um programa baseado em temas que incluíram conceitos de água, arborização urbana, resíduos sólidos, micro-bacia, gestão ambiental, entre outros, com o objetivo de formar educadores ambientais populares e promover intervenção socioambiental na área de recarga do Aquífero Guarani. Foram convidados educadores e educadoras que abordaram esses temas com o objetivo de subsidiar a produção de conhecimento e revisão de valores dos participantes nos seus locais de atuação.

O curso teve caráter extensivo de 76 horas, durante seis meses, sendo 56 horas presenciais, realizadas a cada quinze dias e em diferentes locais, e 20 horas de atividades à distância, cujo propósito foi a elaboração, aplicação e avaliação de um projeto de Educação Ambiental e pelo qual os participantes receberam tutoria dos membros da equipe técnica.  

Realização: Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil / Coletivo Educador Ipê Roxo.

Apoio: Autovias, empresa do Grupo Arteris S/A, por intermédio do Ministério Público do Estado de são Paulo.

2011

O projeto consistiu na realização de um seminário sobre o centro histórico da cidade de Ribeirão Preto a partir da Rua José Bonifácio, rua significativa na história da cidade. O seminário com três dias de duração, fez um diagnóstico da situação do patrimônio histórico da cidade por meio de seu agentes, apresentou experiências exitosas de conservação de centros históricos de outras cidades como também trabalhos acadêmicos sobre a Rua José Bonifácio e o centro da cidade e, posteriormente, traçou um cenário e uma agenda positiva para a área. Como evento complementar, um concurso  e exposição de fotografias  “Olhar o Passado” para estimular o reconhecimento do povo ribeirão-pretano dos diversos elementos históricos espalhados pelo centro.

Realização: Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil / Associação Amigos do Memorial da Classe Operária – UGT/ Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo – SASP.

Apoio: Prêmio de Incentivo à Cultura – Secretaria de Cultura  – Prefeitura de Ribeirão Preto.

2004

Projeto “Semeando Agroecologia! Vida Saudável e Desenvolvimento Sustentável”, cujo objetivo foi implementar um Centro Irradiador de Manejo da Agrobiodiversidade no Assentamento “Sepé Tiarajú”, município de Serra Azul, no Estado de São Paulo. O projeto foi direcionado pelas ações de resgate e a conservação de sementes crioulas, capacitação técnica dos assentados na área de produção agrícola, fomento ao cooperativismo, processamento industrial de alimentos e comercialização, ampliar o debate sobre políticas públicas em defesa da produção agroecológica e das sementes como patrimônio da humanidade, recuperar e diversificar a biodiversidade das áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente

Realização: Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil

Apoio: Fundo Nacional do Meio Ambiente