A Associação Pau Brasil realizará, no primeiro semestre de 2026, o curso de educação patrimonial “Da Memória ao Futuro: educação patrimonial para quem ensina” fomentado pela Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativa de São Paulo. A formação acontecerá no Memorial da Classe Operária – UGT, localizado na rua José Bonifácio, 59, Centro, Ribeirão Preto e as inscrições abrirão em breve.
O curso contará com 10 encontros, sendo sete presenciais e três à distância, reunindo ao todo 28 atividades formativas. A proposta articula teoria, prática e vivência cultural, ampliando o entendimento sobre patrimônio material e imaterial, memória coletiva e identidade urbana.
Além de palestras com autoridades de experiência e vivência em cada assunto proposto, a programação inclui nove apresentações artísticas que dialogam diretamente com os temas abordados, como exposições de arte, fotografia e objetos, apresentação de Maracatu, roda de Capoeira, leitura dramática, jogos educativos, entre outras ações culturais. Como atividade de encerramento, será realizada uma trilha guiada pelos principais pontos de patrimônio histórico do Centro de Ribeirão Preto, promovendo o contato direto com o território e sua memória.
Gratuito e aberto ao público, o curso é voltado especialmente para professoras e professores das redes pública e particular, estudantes e demais interessadas e interessados no tema da educação patrimonial material e imaterial.
A iniciativa foi viabilizada por meio da emenda parlamentar nº 2025.274.68284, no valor total de R$50.000,00, sob Termo de Fomento nº 63/2025, de autoria do deputado estadual Guilherme Cortez. A programação completa estrá disponível em breve e o relatório de atividades e a prestação de contas também serão publicados no website da Associação Pau Brasil (paubrasil.org.br), reforçando o compromisso com a transparência e o acesso público à informação.
Para Simone Kandratavicius, gestora do projeto, “mais que um curso, a iniciativa proporcionará um espaço de reflexão e encontro entre educação, artes e cultura, conectando o passado, o presente e o futuro da cidade e das pessoas que nela habitam ou que por ela transitam”.
Para acompanhar as atividades siga nossas redes sociais Instagram e Facebook.

