Em defesa do patrimônio cultural, histórico, paisagístico e ecológico de Ribeirão Preto.

Queimada é crime!

Os incêncios provocam inúmeros impactos socioambientais como a perda de remanescentes florestais, morte de animais silvestres, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, poluição do ar devido à emissão de gases poluentes e material particulado causando sérios danos à saúde da população, redução da humidade relativa do ar, levando muitas pessoas a procurarem o serviço público de saúde por doença respiratória. Além disso, contribuem para o aquecimento global em decorrência da emissão dos gases do efeito estufa, comprometem a fertilidade do solo e pioram a qualidade de vida de todos os seres vivos.

Por ser um ato criminoso caracterizado na Lei nº 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais, a população e as autoridades devem atuar de forma incisiva para coibir a prática de queimadas em lavouras e no meio urbano denunciando e responsabilizando quem comete o ato de colocar fogo em plantações e florestas no meio rural e em resíduos na área urbana.

Para que queimadas não aconteçam, é preciso sensibilizar a população e para isso, a Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil tomou a iniciativa de publicar uma cartilha que ao mesmo tempo informa sobre os danos, orienta como enfrentar o problema. Também poderá ser utilizada por educadores e educadoras em sala de aula e nos espaços educadores para pessoas de qualquer idade.

Acesse aqui a cartilha digital e vamos juntos e juntas tornar nosso município um lugar melhor para se viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *