Em defesa do patrimônio cultural, histórico, paisagístico e ecológico de Ribeirão Preto.

A implantação do Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Pardo é empreendida pela Associação Pau Brasil

O Rio Pardo corta várias cidades levando água a população, umidificando o ar, regando as plantações e deixando a cidade mais bonita. Nasce em Ipuiúna, no estado de Minas Gerais, percorre mais de 500 km e desemboca no Rio Grande. Quanta história esse rio tem para contar! Sendo tão importante para a vida de tantas pessoas, tantos animais e tantas plantas, todas as ações de proteção são importantes. E tem muita gente preocupada e fazendo muita coisa para a proteção das águas, só que muitas vezes essas ações são isoladas e uma não fica sabendo da outra. Com essa preocupação, a Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil está entrando em contato com os 27 municípios sediados na bacia do rio Pardo para divulgar o Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Pardo (PEA-PARDO), atualizar o diagnóstico da educação ambiental na bacia e promover, em cada uma destas cidades, um encontro virtual entre os diversos atores locais envolvidos com a gestão e educação ambiental em recursos hídricos. 

Esse é um empreendimento de iniciativa da Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo com financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos para a Implantação do Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Pardo – UGRHI 4” e que a Associação está executando.

O Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Pardo – UGRHI 4 (PEA-Pardo) foi elaborado pela Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental (CTAEA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo (CBH/PARDO). Este programa não dita as regras do que cada cidade deve fazer para proteger suas águas, mas sim um orientador e um aperfeiçoador das ações de educação ambiental.

Para conhecer as iniciativas em educação ambiental na Bacia está sendo aplicado um questionário a todas as pessoas que estão atuando de alguma forma em educação ambiental, sejam elas educadores(as), gestores(as), ambientalistas, professores(as), cidadãs e cidadãos. Outro questionário para aqueles que participam e atuam de forma institucional na causa ambiental e por fim, outro questionário a ser preenchido com os projetos e iniciativas que estão sendo realizadas nas cidades. Se você se identificou em algumas dessas situações, preenchendo os questionários contribuirá com o Diagnóstico da Educação Ambiental na Bacia. Podem ser acessados em https://aeapardo.blogspot.com

No Encontro Municipal PEA-PARDO, realizado por meio da Plataforma Google Meet, para cada uma das 27 cidades, os participantes terão a oportunidade de dialogar sobre as iniciativas de educação ambiental que estão acontecendo na cidade, poderão conhecer um pouco sobre o Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e as possibilidades de financiamento das iniciativas em educação ambiental voltadas à água e também sobre o Programa de Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Pardo, além de contribuir com o aperfeiçoamento do Programa.

Se você é uma pessoa que se identifica com a causa ambiental e vê urgência em ações de proteção e educação ambiental, venha participar! Faça sua inscrição em https://aeapardo.blogspot.com . Mas preste atenção se a sua cidade já está na lista de inscrição liberada para o Encontro!

As cidades são: Altinópolis, Águas da Prata, Brodowski, Caconde, Cajuru, Casa Branca, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Divinolândia, Itobi, Jardinópolis, Mococa, Pontal, Ribeirão Preto, Sales de Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

Permita-se ser ouvida ou ouvido!